Karina Rebelo
Metodologia para melhorar o gerenciamento das emoções no Trabalho
Atualizado: 18 de mai. de 2020

Foi realizado o estudo “Emoções no Trabalho: o que as pessoas sentem e como devemos medir isso”, pela professora de Administração Cynthia Fisher, da Bond University (Austrália), que apontou as seguintes emoções negativas como as mais comuns no ambiente profissional:
Irritação e raiva;
Descontentamento e frustração.
A boa notícia é que é possível controlar esse sentimento em vez de se deixar dominar por ele. Segundo a professora, no momento da irritação ou raiva, a pessoa deve:
Interromper os pensamentos que intensificam o problema e refletir sobre as causas específicas de sua irritação.
Questionar-se do porquê determinada situação o está deixando fora de controle?
Encontrar novos significados em relação ao evento que a deixou irritada.
Por exemplo: Uma liderança está irritada porque um colaborador não cumpriu o que foi orientado. Pode-se chegar a novos significados para esse evento por meio de perguntas como:
Por que ele me desobedeceu?
Será que entendeu o que eu disse?
Será que fui suficientemente claro com ele na minha comunicação?
Este tipo de raciocínio questiona a suposição de que a pessoa agiu de má-fé, e admitir esta possibilidade, faz reduzir a irritabilidade, permitindo olhar por outros ângulos e, em muitas situações, concluindo que não passou de um problema de comunicação.
Com relação ao descontentamento e frustração, a professora Cynthia relata que estas emoções não possuem um foco específico.
Eles se manifestam como uma insatisfação generalizada, que com frequência se volta para problemas facilmente identificáveis. Exemplo:
”Meu trabalho é muito estressante!”
“Meu chefe não me entende!”
No entanto, a pesquisa esclarece que:
A falta de objetivos claros e definidos é uma das principais causas de insatisfação profissional;
Pessoas que buscam ativamente atingir seus objetivos são mais propensas a lidar de modo positivo com problemas diferentes a stress e relacionamentos, entre outros.
Portanto, procure identificar as verdadeiras causas de sua insatisfação. Verifique:
Se os seus objetivos estão bem definidos?
O quanto você está motivado em alcançá-los?
O que está fazendo concretamente para atingi-los?
O nosso crescimento passa pelo autoconhecimento. Trabalhar nestes aspectos ajudará a identificar questões referentes ao stress e problemas de relacionamento, bem como possíveis soluções.
A resposta geralmente está dentro de nós e como vemos o mundo.
