• Karina Rebelo

Liderança Humanizada

As transformações intensas e as incertezas de nossa Era, junto com a necessidade de promover o engajamento das pessoas responsáveis pela execução das estratégias e pelos processos que conduzirão à máxima satisfação de seus clientes, passa a ser um dos maiores desafios dos líderes contemporâneos.


O doutor Robert Kegan, professor da Universidade de Harvard e autor de livros premiados, como Imunidade à Mudança, passou anos de sua vida pesquisando os fatores de eficácia da liderança organizacional em um mundo caótico, antes de concluir que as expectativas que recaem sobre os líderes agora requerem algo mais do que mudança de comportamento, ou a simples aquisição de habilidades específicas, ou ainda o domínio de algum conhecimento em particular.


Conhecimentos como:

  • Autoconhecimento – Maturidade

  • Visão Integrada

  • Compreensão do impacto do fator humano

  • Gestão de pessoas através da liderança empática

  • Um novo paradigma sobre o capitalismo

Segundo o filósofo estadunidense Ken Wilber, organização mais humana e lideranças mais humanizadas tramitam pelos quadrantes da sua Matriz Integral. A matriz é formada por duas dicotomias que se combinam. A primeira conjuga subjetividade e objetividade. Nossa saúde psíquica e espiritual é representada na dimensão subjetiva, e a saúde física-financeira aparece na dimensão objetiva. A segunda dicotomia conjuga as funções diferenciadora e integradora do desenvolvimento humano – todos precisamos exprimir no mundo nossa singularidade, sem deixar de cultivar relacionamentos qualificados .



Líderes Humanizados desenvolvem e consolidam práticas estimulantes e respeitosas, considerando a integralidade das pessoas, sua necessidade natural de conciliar diferenciação e integração para o crescimento (liderar pela empatia). A Liderança Humanizada é uma arte e uma técnica, que demanda de nós noções e práticas bastante sofisticadas.


É por isso Líderes precisam passar por um profundo processo de autoconhecimento, incluindo a necessidade de conhecer mais sobre seres humanos, estudar Psicologia, Neurociência e até mesmo Antropologia, Sociologia e Filosofia.


O Líder Humanizado tem consciência da necessidade da sua ampliação contínua no aprendizado e vivência para que o seu Mindset seja de crescimento e evolução.

E ser otimista e positivo somente também não basta, é necessário ação, planejamento, responsabilidade, apoio, alinhamento de todos da equipe no mesmo propósito. Esta articulação passa pela comunicação não violenta, direcionada e objetiva, com transparência e verdade, pois a conexão de uma equipe na busca de resultados permeia pela confiança que a liderança constrói através de pontes.


Neste contexto caráter ganha relevância muito maior do que alguns anos atrás. Só ter competência não basta. E o caráter passa pelo respeito aos pares, liderados, lideranças e colegas de trabalho.


Junto a isto, saber aceitar a sua vulnerabilidade e os desafios em meio ao caos, é um grande sinal de coragem e determinação, comportamentos e atitudes vitais para a Liderança Humanizada, que reconhece a sua humanidade quanto ser humano.

Impossível não falar da necessidade de realizar a gestão das emoções, o equilíbrio emocional e social. Entender o que a equipe está precisando no momento e ser o elo mais forte para ampará-los na travessia. Saber respirar profundamente, analisar, ouvir e pensar antes de tomar uma ação é uma das dicas que grandes CEOs nos passam em suas bibliografias. Ouvir a intuição, a emoção e a razão para direcionar para o melhor caminho.


Estamos em uma mudança de Era em que fazer somente o bom necessário não é mais aceitável. Fazer o diferente, desenvolver uma visão mais sistêmica, se conhecer e conhecer quem são as pessoas que estão conosco, passam a ser habilidades de suma importância para resolução de problemas complexos e crescimento de organizações e pessoas.


Você está pronto para esta jornada? O portal da nova Era já está aberto.










Karina Rebelo Especialista em Psicologia Positiva e Neuroliderança


Fonte: WILVER, Ken. A Visão Integral: Uma Introdução à Revolucionária Abordagem Integral Da Vida, De Deus, Do Universo E De Tudo Mais. São Paulo: Cultrix, 2008.


CONTATE-NOS
LOCALIZAÇÃO

(51) 98111-9565

 

Campo Bom / RS

 

contato@provoko.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 por Unidade Branding.