• Karina Rebelo

Como o Design Thinking auxilia a Liderança

O pensamento integrativo do design, baseado na intuição e inspiração podem ser aprendidos por qualquer pessoa e se aplica a qualquer cenário, seja empresarial seja social. Vianna (2012, p. 14) afirma que os “seres humanos são Design Thinkers por natureza”, uma vez que: observar o mundo e gerar novas soluções é uma habilidade coletiva humana. O Design Thinking fomenta as equipes a saírem da “caixa” produzindo soluções que geram novos significados e que estimulam os diversos aspectos (cognitivo, emocional e sensorial) envolvidos na experiência humana, e este contexto tem auxiliado muito as lideranças na busca de equipes solucionadoras de problemas em tempo difíceis como o cenário atual em que estamos vivendo.


Para fomentar a busca de soluções e alternativas que despertem resultados surpreendentes e ampliem as competências dos participantes, é preciso fazer a abordagem a partir de diversas perspectivas e ângulos. Assim, prioriza o trabalho colaborativo entre equipes multidisciplinares, colocando-as em posição de solucionar problemas mais complexos, uma vez que se apresentam olhares diferenciados e interpretações variadas sobre o problema, chegando a uma solução inovadora.


De acordo com Brown (2010, p.8), “a essência do Design Thinking é explorar diferentes

possibilidades” e o mapa mental – que é um tipo de diagrama, voltado para a gestão de

informações, conhecimento e capital intelectual, utilizado, muitas vezes, para facilitar a

compreensão e solução de problemas – seria a melhor ferramenta para se entender as

conexões estabelecidas entre os conteúdos referentes a este tema. Entretanto, para tornar essa explicação um pouco mais aprofundada, discorrer-se-á sobre os estágios do modelo de Design Thinking de uma forma mais linear.






Especialista em Psicologia Positiva e Neuroliderança

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
CONTATE-NOS

(51) 98111-9565

Campo Bom / RS

contato@provoko.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 por Unidade Branding.